Afinal, como fazer uma administração de um edifício residencial?

2021-10-21

7 MIN. DE LEITURA

Administrar um condomínio é como gerenciar uma empresa, por ser um ambiente que requer cuidados de profissionais especializados.

O síndico precisa de conhecimentos nas áreas civil, trabalhista, administrativa e financeira. Além de boa estrutura emocional, sendo paciente para atuar como mediador de conflitos.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer a administração de um condomínio, além de reunir algumas sugestões relevantes. Confira!

O que é a administração de um condomínio?

Administrar um condomínio significa cuidar do edifício residencial, sendo responsável pelo bom funcionamento e relações entre os moradores.

Muitos acham mais confiável deixar as responsabilidades administrativas nas mãos de uma administradora. Isso porque o síndico dificilmente tem domínio sobre todos os assuntos pertinentes à área ou por dedicar grande parte de seu tempo a outras atividades.

Legalmente, não há condições exigidas para administrar um condomínio. Assim, um síndico profissional ou morador do condomínio pode assumir esse cargo. Contudo, é interessante que o responsável tenha conhecimento em administração de modo a realizar uma boa gestão.

A administradora de condomínio, por sua vez, é uma empresa que precisa de registro no Conselho Regional de Administração (CRA) e está sujeita à fiscalização.

Quais são as áreas que a administração condominial envolve?

A administração de um condomínio envolve quatro áreas principais. Vejamos quais são elas:

  • gestão de assuntos jurídicos: é importante contar com um advogado para a prestação desses serviços;
  • gestão financeira: envolve 29 atividades, como gerenciamento tributário e elaboração de balancetes mensais;
  • gestão de recursos humanos: são 56 atribuições, entre as quais estão o recrutamento e a seleção de funcionários, além do monitoramento de direitos previdenciários e trabalhistas;
  • gestão administrativa: essa área engloba 71 atividades que começam com o controle dos dados dos moradores e vão até os cuidados com questões de segurança, como itens de proteção contra incêndio.

Em que consiste a gestão administrativa?

A gestão de condomínio requer rotinas administrativas. A ausência de um gerenciamento eficiente pode resultar em problemas, como multas. Segunda a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC), as atribuições do administrador nessa área envolvem:

Atendimento

O atendimento se divide em:

  • atendimento geral;
  • orientações ao síndico e Corpo Diretivo;
  • atendimento pessoal, por telefone e por e-mails (condôminos e representantes como advogados, locatários, imobiliárias) para registro de informações e reclamações.

Rotinas

Já as rotinas administrativas consistem em:

  • cobrança pela utilização de certos espaços (churrasqueira e salões de festas, por exemplo);
  • gestão e atualização de cadastro de proprietários, com controle dos documentos de propriedade;
  • elaboração de documentos diversos (cartas, editais, circulares, atas, correspondências, notificações extrajudiciais, entre outros);
  • controles diversos (cadastro e mandato do Corpo Diretivo, valores de isenções/remunerações de síndicos e membros do Corpo Diretivo, cadastro do condomínio na Receita Federal e Prefeitura, além do uso e manutenção das áreas de recreação).

Suporte técnico

O suporte técnico envolve tarefas como:

  • análise prévia de contratos;
  • orçamento de obras, serviços e materiais;
  • vistoria regular nas instalações e áreas comuns;
  • elaboração de memorial de planejamento financeiro e concorrência;
  • atendimento ou negociação com prestadores de serviço e fornecedores;
  • acompanhamento e controle de serviços de limpeza de caixa d’água, análise química de água e dedetização.

Gestão de contratos

A gestão de contratos também é abrangente, envolvendo:

  • seguros;
  • assembleias e reuniões;
  • assessoria em arquitetura, engenharia, paisagismo e decoração;
  • prestação de serviços terceirizados (limpeza, portaria, vigilância patrimonial, proteção perimetral e vigilância 24 horas);
  • conservação e manutenção (elevadores, portões automáticos, jardins, porteiros eletrônicos e aquecimento central);
  • gerenciamento da situação e manutenção dos equipamentos de segurança (considerando as regras do Corpo de Bombeiros, as leis municipais e normas da ABNT).

Como funciona a gestão de recursos humanos?

Faz parte da administração de um condomínio cuidar dos funcionários responsáveis pela limpeza, segurança, manutenção e outros serviços. Nesse caso, estamos falando de empregados contratados do condomínio, não se aplicando a terceirizados. Ainda segundo a AABIC, as atribuições nesse sentido são:

Admissão

Atividades que envolvem recrutamento de candidatos, admissão, processos de registro e controle de contrato de experiência.

Cadastros e registros

Nesse caso, temos uma série de atividades, como PIS, elaboração e envio do Caged e RAIS, além de atualização de fichas, livro de registro dos colaboradores e Carteiras de Trabalho; 

Atendimento

O atendimento envolve:

  • atendimento geral dos funcionários;
  • formalização de advertências e suspensões;
  • elaboração de declarações para conceder aposentadoria e benefícios;
  • preenchimento do Atestado de Afastamento do Trabalho (auxílio-doença) e da  Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).

Controle de custos

O controle de custos abrange a elaboração e o controle das escalas de revezamento e folgas, o cálculo de supressão de horas extras e simulações com a finalidade de reduzir gastos.

Outras atribuições

Além dessas, cabe ao gerenciamento de recursos humanos os cuidados com:

  • obtenção de CND e CRF;
  • treinamento interno e externo dos funcionários;
  • normas regulamentadoras referentes a CIPA, EPIs, PPRA, PCMSO, PPP e LTCAT;
  • benefícios (oferta de uniformes, seguros de vida, vale-alimentação, vale-transporte, assistência médica e odontológica);
  • férias e rescisões (vencimentos, escalas de férias, rescisões de contratos de trabalho e homologação de desligamentos);
  • folha de pagamento e 13º salário (elaboração da folha, pagamento aos funcionários, elaboração e recolhimento das guias de PIS, INSS e FGTS, recolhimento do IR e envio da DIRF).

O que é gestão financeira?

Outro ponto a considerar na administração de um condomínio é a gestão financeira que, conforme a AABIC, está relacionada a:

Emissão e cobrança

São muitas as ações nessa atribuição:

  • emissão dos boletos bancários;
  • rateação das despesas do condomínio;
  • atenção ao pagamento das taxas condominiais;
  • elaboração e acompanhamento da previsão de orçamento;
  • emissão de declarações negativas de dívidas condominiais;
  • arrecadação administrativa de devedores por telefone e cartas;
  • gestão de contratos coletivos de TV por assinatura, internet e semelhantes;
  • administração da cobrança de consumo de gás e água, em medições individualizadas.

Pagamentos

Os pagamentos envolvem:

  • contas a pagar;
  • recolhimento dos tributos (INSS, PIS, CSLL, Cofins, ISS);
  • gestão de senhas, extratos, talões e documentos bancários.

Prestação de contas

A prestação de contas diz respeito à conciliação da prestação de contas do condomínio, além de:

  • informações ao Corpo Diretivo;
  • divulgação das contas mensais aos moradores;
  • verificação das aplicações do dinheiro do condomínio;
  • confecção de pastas com a prestação mensal das contas;
  • administração da remessa e devolução dessas prestações;
  • elaboração dos demonstrativos anuais para acompanhar e apresentar em assembleia-geral;
  • prestação de contas do mês (contas ordinárias, fundo de obras e reserva, elaboração dos demonstrativos de pagamento das despesas/do recebimento das taxas condominiais e balancete geral).

Gestão fiscal e tributária

A gestão fiscal e tributária também abrangem ações diversas, como:

  • aquisição de certidões negativas de débitos de tributos;
  • cálculo de alíquotas para recolher INSS, PIS, Cofins, CSLL e ISS;
  • cadastramento e gestão da senha web do condomínio diante da prefeitura;
  • controle da situação condominial referente a liminares, ações na Justiça e peculiaridades na retenção dos impostos;
  • análise dos documentos dos prestadores de serviço para definir impostos recolhidos, além de determinar parcelamentos e situação fiscal;
  • gestão do pagamento aos profissionais autônomos e análise de seu cadastro perante a prefeitura e o PIS (para retenção do INSS e ISS);
  • armazenamento dos dados, gestão de pagamentos e de retenções com a finalidade de fornecer informações sobre tributos do município no envio mensal da Declaração Eletrônica de Serviços (DES);
  • armazenamento de dados, gestão de pagamentos e de recolhimentos para oferecer informações sobre tributação federal no envio anual da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF).

O que é gestão jurídica?

Ainda existem síndicos com dúvidas sobre a função de uma administradora em relação à assessoria jurídica. Na verdade, ela não deve oferecer serviços jurídicos aos condomínios — essa função compete ao advogado especializado no setor de condomínio.

O escritório de advocacia ou profissional específico da área de direito coopera com assuntos frequentes, como:

  • redigir notificações extrajudiciais;
  • assessorar contratos de diversas naturezas;
  • acompanhar ações que o condomínio está enfrentando.

Como a assessoria extrajudicial de uma administradora pode ajudar o síndico?

Contar com a ajuda de uma entidade especializada na administração de um condomínio traz muitos benefícios para o desenvolvimento das atividades do síndico, pois:

  • analisa contratos;
  • envia notificações;
  • realiza cobranças dos inadimplentes;
  • participa de assembleias e reuniões;
  • gerencia conflitos entre os moradores;
  • ajuda na criação de regimentos internos;
  • representa o condomínio em audiências;
  • oferece assessoria em questões trabalhistas.

Assim, a responsabilidade legal do ambiente é do síndico, mas a busca por soluções de problemas é compartilhada com uma administradora qualificada, que conta com profissionais competentes para orientar e supervisionar.

A administração de um condomínio tende a ser otimizada quando o síndico dispõe da ajuda de uma empresa especializada, formalmente constituída e registrada no Conselho Regional de Administração.

O trabalho fica mais seguro e transparente, assim o síndico desenvolve suas atividades sem sobrecarga. O resultado é que todos ficam mais satisfeitos: condôminos, funcionários, síndico, prestadores de serviço autônomos e empresas terceirizadas.

Tirou suas dúvidas a respeito da administração de condomínios? Conheça nosso trabalho na DD Advogados e saiba como podemos ajudar você.

Scroll to top