O investimento em imóveis traz diversas vantagens, tais como a valorização e a segurança. Por isso, quem deseja ter uma renda extra ou mesmo viver de aluguel, tem uma boa opção ao escolher construir ou comprar casas e apartamentos.
Além disso, esse é um investimento seguro, uma vez que a demanda é alta pela compra ou aluguel de imóveis, e não existem muitos impactos pelas oscilações do mercado.
Principais formas de investir em imóveis e suas vantagens
Existem muitas formas de fazer o investimento em imóveis e todas são positivas, de acordo com os objetivos de cada investidor. Para que você conheça, listamos algumas das principais, destacando as vantagens que oferecem. Veja!
Construção para venda ou aluguel
Nessa modalidade, o investidor faz parcerias com construtoras para desenvolver empreendimentos do zero, como edifícios e condomínios. Depois de prontas, as unidades são vendidas ou alugadas, gerando um bom potencial de lucro.
Ao optar pela construção para venda ou aluguel, no entanto, o investidor precisa ter muito cuidado. É preciso ter cautela ao escolher a construtora parceira, certificando-se que se trata de uma empresa séria e idônea. Também devem ser feitos contratos bem estruturados, para que ocorra a indenização, caso a obra atrase, por exemplo.
Investimento em imóveis usados
A compra de imóveis usados, para posteriormente alugar, é algo interessante aos investidores. Muitas pessoas desejam vender suas casas ou apartamentos, porque pretendem se mudar de cidade, migrar para uma moradia maior, entre outras situações.
Nesse caso, o cuidado é na avaliação dos imóveis. É necessário considerar todas as melhorias e reformas que necessitam ser feitas, até mesmo para que o valor do aluguel possa ser lucrativo.
Investimento em imóveis na planta
O investimento em imóveis na planta é interessante pelo fato do valor ser mais acessível, do que quando o empreendimento está finalizado. Por isso, muitos investidores adquirem apartamentos em novos condomínios enquanto estão sendo construídos, para depois revendê-los por um valor mais alto, por exemplo.
Da mesma forma que na opção de construir um próprio empreendimento para vender ou alugar, aqui é aconselhável ter um cuidado extra ao escolher a construtora com a qual se firmará uma parceria. É necessário realizar pesquisas no Tribunal para entender o histórico da construtora a fim de saber se ela costuma atrasar a entrega dos empreendimentos, por exemplo, assim como para saber se existem muitos processos de consumidores insatisfeitos.
Compra de imóveis em leilão
O investimento de imóveis em leilão é uma boa oportunidade para quem deseja comprar por um preço abaixo do mercado. Os empreendimentos são leiloados quando os proprietários não conseguem pagar por eles ou são dados como garantia para o pagamento de uma dívida que não foi quitada.
Surge o interesse em vender esses imóveis rápido e, assim, o preço costuma ser baixo. Porém, é preciso ter algumas precauções, como verificar se os moradores já deixaram de habitar a casa ou apartamento. Caso contrário, isso pode resultar em uma ação judicial e você precisa estar preparado para isso.
Caso opte por investir em imóveis por leilão, saiba que é possível economizar com o ITBI, imposto devido na aquisição do imóvel, isso porque as Prefeituras cobram referido imposto sobre o valor venal do imóvel, quando o entendimento já pacificado nos Tribunais é de que o ITBI deve incidir sobre o valor da arrematação.
Investimento em imóveis para mudar a sua categoria
Imagine a seguinte situação — um prédio residencial localizado no centro de uma grande cidade está tendo dificuldade em encontrar inquilinos, porque a região se tornou muito movimentada e com pouco sossego.
Em contrapartida, o ponto é muito disputado por empresas, justamente por ser localizado em uma região central e com grande circulação de pessoas. Nesse caso, pode ser feita uma compra para mudança de categoria.
Você adquire o imóvel por um preço abaixo da média de mercado, por conta da menor procura pela locação. Em seguida, muda a categoria e fatura com o aluguel para um estabelecimento comercial, que gostaria de exercer as suas atividades naquela localização.
Investimento em terrenos
Quando se fala em investimento em imóveis, as casas e os apartamentos são as primeiras opções lembradas. Porém, também existe a possibilidade de investir em terrenos, que são uma oportunidade altamente lucrativa.
Os terrenos se valorizam rapidamente, principalmente em cidades menores, que ficam nos arredores das capitais e grandes centros urbanos. As pessoas que trabalham na capital podem ter interesse em construir uma casa em um município menor e mais sossegado, mas que não seja longe do seu emprego, por exemplo.
Com a grande procura, ocorre um aquecimento no mercado de terrenos, que podem ser revendidos por valores mais altos. É importante, no entanto, verificar se a região em que você está adquirindo o terreno apresenta uma tendência para rápida valorização.
3 dicas para fazer investimento em imóveis
Agora que você já conhece os diferentes tipos de investimento em imóveis, temos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo. Acompanhe!
1. Garanta que o investimento será lucrativo
Antes de mais nada, é preciso que você coloque tudo na ponta do lápis, para garantir que o investimento em imóveis será lucrativo para você. Todas as variáveis são consideradas, para que se possa ter a certeza de que o valor gasto valerá a pena.
Um ponto a ser analisado é a região em que o imóvel está localizado, bem como as previsões de valorização para aquela área. Assim, se tem mais segurança na aquisição.
2. Conheça os diferentes tipos de imóveis em que você pode investir
Existem imóveis de diversos tipos em que você pode investir, como áreas rurais, conjuntos de habitações populares, apartamentos em condomínios, salas comerciais etc. É preciso considerar todos eles, para verificar qual é o mais interessante para você.
As salas comerciais, por exemplo, podem ter mais rotatividade de inquilinos do que um apartamento para uma pessoa morar. Questões como essas precisam ser analisadas, para verificar qual é o melhor tipo de imóvel para você investir.
3. Não considere apenas o preço
Ao comprar um imóvel, muitos investidores inexperientes pecam ao julgar apenas o valor do empreendimento. Porém, diversos outros fatores envolvidos precisam ser analisados, dependendo do tipo de compra que será realizada.
Se você comprar um imóvel em uma região pouco valorizada, longe dos serviços básicos, como escola, hospitais, transporte público, supermercados, farmácias e etc., ou ainda em áreas de muita violência urbana, pode ter dificuldade para encontrar inquilinos. Logo, o preço baixo para por um apartamento, por exemplo, não será revertido em bom lucro.
A importância do apoio jurídico para o investimento em imóveis
Toda transação imobiliária exige o cumprimento de diversos compromissos legais, como contratos, que são cheios de pormenores, geralmente, não compreendidos por pessoas leigas.
É justamente nesse sentido que a assessoria jurídica atua, proporcionando um apoio para que as cláusulas sejam totalmente esclarecidas e garantindo que as transações serão feitas dentro da legalidade e trazendo benefícios ao comprador.
Depois que você já tiver comprado o imóvel, o advogado também pode ajudar ao elaborar contratos de aluguel ou venda, para que você possa ter a garantia que terá bons lucros com o seu investimento.
E então, será que o investimento em imóveis é uma opção adequada para você? Se julgar que sim, não esqueça de colocar em prática as dicas que trouxemos e também contar com uma boa assessoria jurídica.
Para conhecer os serviços prestados pela DD Advogados, acesse o nosso site e confira como podemos ajudar em todos os processos jurídicos que envolvem as transações imobiliárias.