Locações de final de ano: evite fraudes com essas 7 dicas

2022-02-17

4 MIN. DE LEITURA

Em época de final e começo de ano novo é comum a aplicação de fraudes por pessoas mal-intencionadas. Por isso, é importante estar em alerta, pois, muitos divulgam anúncios com informações e imagens falsas para  atrair turistas e extorquir dinheiro.

Veja, a seguir, 7 dicas para evitar fraudes com locações de final de ano. Quando você está em alerta e precavido, fica mais difícil cair em armadilhas!

Confira dicas valiosas para evitar golpes em locações de final de ano

Listamos 7 dicas para que você não caia em golpes quando procurar locações de final de ano. Acompanhe!

1. Procurar portais sérios e confiáveis

A maioria dos sites de locação deixam espaço para comentários. Assim, pessoas que já visitaram o lugar podem registrar sua experiência e avaliações sobre o local.

Ao analisar esses comentários e outros aspectos, como notas e formas de comunicação, é possível ter noção da propriedade e do locador.

2. Ter atenção a preço abaixo do normal

Um golpe comum é oferecer imóveis de padrões altos por preços abaixo do mercado.

Ainda que seja atrativo, é duvidoso. Inúmeras pessoas, por querer alugar imóveis em cima da hora, se iludem com a oferta mais baixa e acabam sendo lesadas.

3. Obter informações do anunciante

Já falamos que, em algumas plataformas, é possível obter informações sobre o anunciante, porém, existem outras formas de saber mais sobre ele.

Geralmente, o golpista envia mensagens prontas para todas as potenciais vítimas. Assim, você pode verificar incoerências, fazendo uma análise do conteúdo completo.

Inclusive, ligar para o locador visando extrair o máximo de informações e comparar com a mensagem recebida é uma ótima alternativa.

4. Não depositar em contas de terceiros

Confira se o beneficiário do depósito é o proprietário e locador do espaço. Se for solicitado que você faça o depósito em nome de terceiros, desconfie. Caso isso aconteça, pode ser fraude. Esse terceiro pode ser apenas um “laranja”.

De modo geral, tome cuidado com pagamentos antecipados. Os criminosos pedem, geralmente, que se faça depósito de 50% do valor como garantia. Eles recebem o dinheiro e somem.

Antes de fazer qualquer depósito, certifique-se de que não é golpe. Caso o negócio esteja sendo feito por aplicativo, só realize o pagamento pela plataforma.

Assim, se ocorrer algum problema na disponibilização do imóvel ou entrega das chaves, fica mais fácil ser reembolsado.

5. Conferir todos os detalhes do anúncio

Confira todos os detalhes do anúncio, como erros no conteúdo e imagens da propriedade. Se julgar necessário, verifique o CPF/CNPJ do locador no site da Receita Federal.

Lembre-se de que muitas imagens podem ser coletadas na internet e manipuladas.

6. Solicitar contrato de aluguel

Outro ponto importante para evitar fraudes em locações de final de ano é exigir a elaboração de um contrato. Nesse documento, devem ficar registradas todas as informações referentes ao:

7. Realizar visita técnica

É comum que os golpistas escolham lugares distantes para que a pessoa interessada não se sinta motivada a fazer uma averiguação, confiando apenas nas imagens postadas.

Entretanto, realizar uma vistoria de imóvel é uma forma de ter certeza de que a propriedade existe e corresponde às informações do anúncio. Por isso, não hesite em realizar a visita.

Veja o que aconteceu no Balneário Camboriú

Esse fato aconteceu no final de 2017, mas se mantém atual e serve como lembrete para quem procura locações de final de ano.

Uma pessoa pagou R$ 1,5 mil antecipadamente por um imóvel no Balneário Camboriú, Santa Catarina, que não pertencia à pessoa que se apresentou como proprietária, e que não estava disponível.

Nesse caso, o imóvel existia e as imagens enviadas eram reais, mas a propriedade era de um terceiro que nunca havia disponibilizado o lugar para locação.

Nesse mesmo ano, foram presos três suspeitos de aplicar golpes no Balneário Camboriú e Torres. Em alguns casos, os imóveis não existiam e, em outros, não estavam sendo locados. E, no mínimo, 20 pessoas foram enganadas por eles em locações de final de ano.

Todo mundo está sujeito a cair em golpes, mas, para diminuir os riscos desses casos, vale a pena contar com assessoria de profissionais especializados em Direito Condominial e Imobiliário.

A presença de advogados inibe a ação de golpistas e, caso os golpes aconteçam, fica mais fácil resolver o problema.

Gostou das dicas? Em caso de dúvidas, convidamos você para conhecer os serviços da DD Advogados.

Scroll to top