O que você precisa saber antes de começar a investir em imóveis? Confira!

2021-09-30

5 MIN. DE LEITURA

Investir em imóveis é um comportamento financeiro comum ao brasileiro. Devido aos períodos de hiperinflação vividos nas décadas de 80 e 90, comprar casas, terrenos, condomínios e apartamentos, por exemplo, era uma das raras saídas para quem não queria ver seu patrimônio ser diluído.

Mesmo após a economia se recuperar, o brasileiro continuou desejando investir nesses bens, pois essa opção tem um rendimento muito superior à renda fixa, graças à tendência natural de valorização.

Contudo, é preciso se atentar a algumas questões antes de começar a comprar imóveis. Por isso, leia este artigo até o fim para entender mais sobre o tema. Boa leitura!

Compreenda a liquidez antes de investir em imóveis

Cada investimento tem uma liquidez distinta, ou seja, um período para que aquilo se transforme em dinheiro vivo. Um imóvel tem baixa liquidez, afinal, para se transformar em capital é necessário encontrar um comprador, o que pode levar tempo.

É importante entender essa característica na hora de escolher onde colocar o dinheiro. Imóveis são um investimento seguro, mas caso o investidor não precise dos recursos em um período curto de tempo. 

Calcule os impostos na hora de investir

São poucos os investimentos financeiros que ficam isentos de tributos. O investidor deve calculá-los na hora de aplicar, pois, caso contrário, pode ter prejuízo.

Um exemplo é o Imposto sobre Tramitação de Bens e Imóveis (ITBI). Esse tributo recai sobre o investidor e é necessário para obter a titularidade da propriedade. Dependendo da cidade onde estiver localizada, seu valor pode chegar até a 5% do valor do imóvel.

O comprador que desconhece esse imposto pode ser pego de surpresa com essa demanda, perdendo dinheiro. 

Neste outro artigo explicamos tudo sobre como isentar ou reduzir o ITBI.

Invista em terrenos, não só em casas

Algumas pessoas acreditam que para obter lucro investindo em imóveis é necessário construir uma casa e vender. Isso é mentira. Comprar um terreno já é suficiente. Se for uma área promissora, com o crescimento do mercado imobiliário o terreno ficará mais valorizado com o tempo.

É importante, no entanto, que o comprador calcule o valor do IPTU a ser pago. Em alguns casos esse preço pode ser elevado, acelerando o processo de venda.

Além disso, os terrenos podem atrair atenção de compradores empresariais, ampliando as chances de obter lucro. Por exemplo: um comércio próximo pode querer comprar seu terreno para construir um estacionamento.

Alugue seu imóvel enquanto ele se valoriza

Muitas pessoas investem em imóveis para alugar, acreditando ser possível recuperar o investimento apenas com o aluguel. Contudo, nem sempre essa conta fecha.

Assim, o ideal é que o aluguel funcione como uma renda. Enquanto o imóvel ganha valor de venda, o proprietário recebe uma quantia que pode ser usada para reinvestir ou atender às suas necessidades pessoais.

Dessa forma, após o investimento ganhar uma valorização que traga o retorno esperado o comprador pode vender o bem, recuperando o valor inicialmente investido, somado a um lucro que não teria em outros investimentos. 

Experimente adquirir imóveis usados

Comprar imóveis usados pode ser um ótimo investimento, especialmente em tempos de crise. Afinal, nessas situações é comum encontrar boas opções em um leilão ou que os proprietários pratiquem um preço abaixo do mercado para ganhar liquidez.

Além disso, o bem já estará construído, os impostos e taxas já estarão previamente estabelecidos e você consegue financiamentos com juros atrativos.

Saia da sua zona de conforto na hora de investir

É claro que ninguém quer errar na hora de colocar suas reservas financeiras em um imóvel. Por isso, regiões conhecidas, pontos centrais e locais notoriamente promissores costumam ser a primeira opção.

Comprar um imóvel afastado da área urbana pode possibilitar a compra de uma propriedade maior com outros atrativos e que consegue resultar em fontes de renda alternativas, como a venda de passeios, aluguel para eventos, criação de um restaurante ou serviço de hospedagem.

Outra opção é, com ajuda de uma assessoria condominial, adquirir um condomínio e transformá-lo em um imóvel comercial. Assim, poderá lucrar com o aluguel de cada estabelecimento.

Experimente explorar o imóvel de maneira diversificada

Engana-se quem pensa que vender ou alugar por tempo indeterminado é a única forma de explorar um imóvel. Dependendo da região e do tamanho do bem, ele pode ser contratado para realização de eventos, atividades específicas ou, até mesmo, por temporada.

Diversificar as formas de obtenção de renda pode ser muito mais interessante do que locar o imóvel para uma pessoa física ou empresa. Outra opção, especialmente no caso de terrenos, é dividir o lote e construir mais de uma casa ou loja, por exemplo.

Galpões e estacionamentos também são uma ótima maneira de aproveitar terrenos, já que os custos para construção e manutenção são baixos, e os lucros bastante expressivos.

Importância de estudar o mercado para o sucesso do seu investimento

Por mais seguro que seja o investimento, sempre há algum risco. E no setor imobiliário não é diferente. Por essa razão é seu direito e dever levantar todas as informações possíveis e realizar um estudo de mercado antes de fechar negócio.

Observe o crescimento da vizinhança, a construção de empreendimentos que possam valorizar o local e as tendências no setor. Isso minimizará os riscos e garantir o sucesso do seu investimento.

Solicite o acompanhamento de profissionais qualificados

É muito importante contratar ajuda antes de fazer uma compra. Quando o assunto são bens imóveis, advogados especializados em Direito Imobiliário são os mais indicados para auxiliar você durante o processo.

Eles vão ajudar na elaboração e análise do contrato, além de verificar se existem ônus ou pendências que possam comprometer o investimento no futuro, como pedidos de penhora e impostos atrasados.

Um escritório especializado oferecerá serviço completo para que você tenha a segurança de que está fechando um bom negócio

Investir em imóveis é uma excelente opção e, agora que você entendeu mais sobre o tema, está mais bem preparado para entrar nesse mercado repleto de vantagens. Basta ter em mente seu objetivo com o investimento, estudar o mercado e apostar em uma assessoria especializada para ajudar. 

Se esse conteúdo contribuiu para incentivar você a desfrutar melhor do seu dinheiro, aproveite a visita e confira também as nossas dicas de planejamento financeiro para investir em imóvel.

Scroll to top