Vale a pena comprar imóvel com dívida? Saiba tudo!

2020-12-10

4 MIN. DE LEITURA

Já imaginou se, depois de encontrar o imóvel que tanto deseja, você descobre que ele está com algumas pendências, que o atual proprietário não conseguiu saná-las porque se encontra em dificuldades financeiras?

O que fazer? Desistir e procurar outro? Ou vale a pena comprar o imóvel com divída mesmo com as pendências dele?

Claro que, se decidir comprar imóvel com dívida, você precisa tomar mais cuidados ainda. É fundamental analisar toda a documentação do imóvel. Lembre-se de que, ao comprá-lo, você estará assumindo um compromisso com as pendências. Veja mais sobre esse assunto, lendo nosso artigo na íntegra!

Quais são os cuidados que devo tomar?

Antes de comprar um  imóvel com dívida, é importante saber que tipos de dívidas ele tem. Cada débito apresenta determinadas consequências jurídicas. Esse detalhe pode alterar de forma drástica a viabilidade da compra da casa ou do apartamento.

Peça a documentação relativa às dívidas

Você deve pedir os documentos completos a respeito do total dos valores, que mostram a natureza do débito e os encargos envolvidos. As dívidas mais comuns envolvendo imóveis são:

  • Hipotecas;
  • IPTU;
  • Financiamento imobiliário;
  • Contas de luz, água e gás;
  • Condomínio.

Vale a pena também solicitar certidões atualizadas dos órgãos públicos e das prestadoras de serviço do condomínio para avaliar a situação efetiva dessas dívidas. A partir da análise desses documentos, você poderá concluir se realmente compensa adquirir o imóvel.

Os tribunais só asseguram proteção ao comprador que buscou por informações sobre as pendências por intermédio de certidão (sempre peça e conste no contrato de compra e venda as certidões de praxe) e que, ainda assim, não ficou ciente dos problemas judiciais em que o bem estava envolvido. Por isso, não se descuide e peça a documentação.

Analise o preço final do imóvel

Outro cuidado diz respeito ao preço do imóvel. Se é você que vai assumir as dívidas, qual será o valor que pagará ao vendedor? É fundamental saber isso para não fazer um negócio desvantajoso, caro demais. O mais comum é o vendedor dar o desconto das dívidas sobre o preço de venda.

Procure ajuda profissional

A ajuda de um profissional especializado em Direito faz a diferença para evitar que você seja enganado ou que, por não entender bem as coisas, pague mais do que deveria.

Quais são as vantagens de comprar imóvel com dívida?

Apesar de todos os cuidados que você deve tomar, comprar um imóvel com dívida oferece algumas vantagens. A primeira delas é que comprará um bem por um preço inferior ao de mercado. Pelo menos, é isso que você espera, certo? Os valores da dívida devem ser abatidos no preço do imóvel.

E como você poderá pagar essas dívidas aos poucos, em médio ou mesmo em longo prazo, poderá ser um bom negócio realmente. Na verdade, as duas partes se beneficiam, já que o vendedor, ao passar adiante seu patrimônio, consegue dinheiro para suprir suas necessidades financeiras do momento.

Comprar imóvel com dívida é uma oportunidade de contar com negociação mais flexível. O vendedor não pode ser rígido demais em relação ao preço. Deve ser honesto e aproveitar a oportunidade que está tendo. Sabe-se que não é fácil vender imóveis com pendências. E quanto mais altas e graves forem as pendências, mais difícil será encontrar um comprador.

O comprador pode negociar o melhor preço depois de se informar direito sobre o preço de mercado do imóvel. Fique atento para que o vendedor não superestime o preço do imóvel e também não tente subestimar esse valor. Quanto mais transparente transcorrer a negociação, será melhor.

Quais são as desvantagens de comprar imóvel com dívida?

A primeira desvantagem é que você estará comprando um imóvel com pendências. Pagar IPTU e contas atrasadas de serviços públicos talvez não seja algo tão complicado — mas depende do valor também.

Contas de água e luz, você precisará pagar logo para não ficar sem acesso a esses serviços. Mas, atualmente, todo tipo de dívida é passível de renegociação e até parcelamento. O IPTU também é uma dívida parcelável. Fique alerta a dívidas como hipoteca e financiamento imobiliário e veja as condições de pagamento antes de comprar o imóvel.

Outra desvantagem é que você terá que pagar à vista pelo bem. Não é nada fácil encontrar uma instituição bancária que se comprometa a financiar imóvel com pendências. Mas, de qualquer modo, você pode tentar.

Finalmente, voltamos a ressaltar a importância de contar com assistência jurídica para comprar um imóvel com dívidas. A negociação tende a ser vantajosa para ambas as partes.

Achou interessante o post? Então, provavelmente, gostará de descobrir quais são os documentos principais para comprar imóvel!

Scroll to top