Financiamento de imóvel: existe limite de idade?

2020-04-16

4 MIN. DE LEITURA

Contratar um financiamento de imóvel exige bastante planejamento para separar a documentação necessária e garantir o cumprimento de todos os requisitos para o crédito ser aprovado. Nesse momento, uma dúvida comum entre os compradores é a existência de idade máxima para financiar a propriedade. Será que existe esse limite?

Esse é um ponto importante que pode afetar o seu planejamento financeiro e seus planos de investir no imóvel. Afinal, se houver limites relacionados à idade, isso deverá ser observado ao organizar o orçamento para determinar a forma de pagamento e os valores da entrada ou das parcelas, se for o caso.

Por isso, preparamos este conteúdo para mostrar como funcionam os limites de idade e a maneira como influenciam no financiamento habitacional. Acompanhe!

Existe limite de idade para o financiamento de imóvel?

A resposta é sim — os contratos de financiamento contam com um limite de idade, pois isso traz impactos no risco do negócio para a instituição financeira. A limitação é baseada na expectativa de vida dos brasileiros e de acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres vivem, em média, até os 79,9 anos, enquanto os homens chegam aos 72,8 anos.

Contudo, esse limite não se refere a idade do comprador no momento da contratação, mas no vencimento da última parcela. Isso acontece devido à expectativa de vida e os riscos referentes à saúde das pessoas mais idosas, já que elas são mais suscetíveis ao desenvolvimento de algumas doenças.

Desse modo, para a concessão do financiamento de imóvel, é exigido que o pagamento da última parcela aconteça até a data em que o arrematante completar 80 anos e 6 meses de idade.

Qual é o objetivo dessa regra?

O objetivo é trazer mais segurança para a instituição financeira em relação à quitação do valor contratado. Como ela é a responsável pelo empréstimo, tem liberdade para definir as normas para liberar o financiamento ao comprador. Desse modo, ao analisar a documentação para aprovar o crédito, a idade também será considerada e influenciará o funcionamento do contrato.

Outra medida adotada para a proteção do banco, é a obrigatoriedade da contratação de seguro específico nos financiamentos habitacionais. A cobertura inclui, além dos danos ao imóvel, a quitação do contrato em caso de morte ou invalidez.

Inclusive, seguindo a mesma limitação de idade, a Resolução CNSP nº 205 da Superintendência de Seguros Privados, determinou que as seguradoras não podem limitar a oferta de cobertura securitária quando a soma da idade e do prazo do financiamento for inferior a 80 anos e 6 meses. No entanto, se ultrapassar esse limite, a empresa não é obrigada a oferecer o serviço.

Como isso afeta a concessão do financiamento?

O principal impacto dessa regra na concessão do financiamento, é o prazo disponível para pagamento do valor financiado. Por exemplo, se a instituição segue o limite de 80 anos e o comprador já conta com 55, a quitação deve acontecer em um período de 25 anos.

Dessa forma, é comum que seja necessário aumentar a entrada, reduzindo o valor total solicitado no contrato de financiamento do imóvel. Nesse caso, é aconselhável economizar antes de iniciar o processo de compra ou aumentar as retiradas feitas nos investimentos existentes. 

Quando isso não for possível, a alternativa é pagar parcelas mais altas. Para tanto, o comprador deve avaliar se tem condições de arcar com o custo maior, além de assegurar comprovantes de renda que mostrem à instituição financeira que ele consegue assumir esse compromisso.

Em geral, as parcelas podem comprometer apenas 30% da renda do comprador, mas é possível fazer a composição de renda para facilitar. Entretanto, para fins de limitação de idade, será considerada a do comprador mais velho.

Além disso, a contratação do seguro obrigatório fica mais cara, já que a seguradora considerará que os riscos de sinistros são maiores diante da idade avançada do comprador. A dica é fazer cotações em diferentes empresas, já que o consumidor deve ter a liberdade de escolha em relação à seguradora.

Portanto, ao planejar o financiamento de um imóvel, é importante considerar a idade do comprador. Para encontrar as melhores condições, não se esqueça de fazer diferentes simulações e, sempre que tiver dúvida, contar com suporte profissional para garantir os seus direitos.Este post foi útil? Então não se esqueça de seguir as nossas redes sociais — Facebook e LinkedIn — para acompanhar outras dicas importantes sobre os seus direitos!

Scroll to top