Compra e venda de imóvel: por que contar com uma assessoria jurídica?

2019-11-21

3 MIN. DE LEITURA

A compra e venda de imóvel exige especial atenção das partes para garantir a regularidade do negócio e evitar problemas no futuro. Muitas vezes, as pessoas optam por realizar todos os trâmites por conta própria, visando a economia, mas acabam arcando com prejuízos devido aos erros cometidos no processo.

Exatamente por isso, é importante contar com uma assessoria jurídica de qualidade para auxiliar em todas as etapas da negociação, principalmente nos procedimentos mais burocráticos, como análise e elaboração de documentos que exigem conhecimento técnico.

Se você quer entender por que é importante contar com esse serviço, continue a leitura!

Redução de riscos do negócio

Uma das maiores preocupações ao negociar imóveis é a constatação de irregularidades após a assinatura do contrato. Portanto, é fundamental fazer uma análise detalhada de todos os documentos do imóvel, do vendedor e do comprador para garantir que não existem inconsistências ou impedimentos. Aqui, o conhecimento jurídico específico é essencial para identificar qual a documentação necessária e avaliá-la corretamente.

Além disso, quando você contrata um advogado para auxiliar na negociação, independentemente da participação de uma imobiliária, você terá mais segurança em relação à defesa dos seus interesses no contrato.

Análise do contrato de compra e venda de imóvel

O contrato é o documento que traz as obrigações das partes e todos os termos que foram negociados, como quitação do sinal, forma de pagamento, multas por desistência, garantias e outros fatores importantes.

O profissional pode elaborar o contrato e, caso tenha sido confeccionado pela outra parte, ele avaliará o documento de modo a verificar se existem cláusulas abusivas ou prejudiciais. Ou seja, ele dará todo o suporte para uma tomada de decisão segura antes de fechar negócio.

Suporte nas etapas burocráticas

A compra e venda de imóvel também envolve algumas etapas bastante burocráticas, como levantamento de documentos e outros trâmites que variam conforme a modalidade de aquisição. Por exemplo, o uso do FGTS ou a aquisição de imóveis em leilão exigem alguns procedimentos específicos.

Depois de concluir o negócio, ainda é preciso lidar com a escritura, matrícula do imóvel, pagamento de taxas e impostos. Nesses casos, a assessoria jurídica atua para agilizar o procedimento e, se for o caso, reduzir os custos — em determinadas situações, é possível diminuir as taxas cobradas, garantindo mais economia na compra.

Solução para situações complexas

Existem casos em que o imóvel negociado se enquadra em situações complexas que podem dificultar a venda, mas precisam ser solucionadas. Imóvel em inventário, compra em leilão, existência de pendências e outros problemas podem impedir o negócio, então é fundamental saber como resolver cada situação.

Somente com suporte jurídico de qualidade você terá condições de identificar se existem soluções viáveis e, em caso positivo, qual é o melhor caminho para lidar com a situação. Se for necessária a intervenção judicial, os advogados também poderão ingressar com as medidas cabíveis para resolver o problema da melhor forma.

Desse modo, o suporte de uma assessoria jurídica de qualidade é fundamental para ter segurança e tranquilidade na compra e venda de imóvel.

Scroll to top