Imóvel na planta vale a pena? Veja vantagens e desvantagens

2024-10-07

6 MIN. DE LEITURA

Não há como negar: conquistar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Um estudo do Censo QuintoAndar, realizado em 2022, revelou que 87% dos entrevistados desejam realizar esse sonho.

Entretanto, por se tratar de um grande investimento, muitas pessoas se questionam se comprar um imóvel na planta vale a pena. Essa opção pode oferecer várias vantagens, como preços mais baixos e valorização ao longo do tempo. Por outro lado, alguns preferem imóveis prontos para evitar os riscos associados a essa modalidade. 

Pensando nisso, decidimos preparar um conteúdo completo, com as vantagens, desvantagens e demais informações sobre a aquisição de um imóvel na planta. Aproveite para se aprofundar no assunto e garantir a escolha ideal para você. Boa leitura!

Entenda o que é um imóvel na planta

Antes de descobrir se um imóvel na planta vale a pena, é importante entender, de fato, em que consiste esse termo. Basicamente, um imóvel na planta refere-se a propriedades que ainda não foram finalizadas e que existem apenas como um projeto de construção.

Atualmente, é possível adquirir um imóvel na planta em várias fases, cada uma com valores e métodos de pagamento diferentes.

A primeira fase

Nesta etapa, a construtora responsável pelas obras já conta com um projeto e um local onde o imóvel será construído. Contudo, o planejamento segue em aprovação diante dos órgãos responsáveis, como na Prefeitura da região, que precisa liberar uma série de licenças técnicas.

Nesse momento, os interessados no empreendimento devem realizar somente um cadastro de interesse, entendendo as condições de pagamento e aguardando até que as autorizações sejam liberadas.

A segunda fase

A segunda fase é quando realmente se concretiza a compra do imóvel na planta. Nessa etapa, o valor da entrada pode ser menor para os já cadastrados em comparação com aqueles que desejam adquirir uma unidade posteriormente.

Além disso, os cadastrados têm a oportunidade de escolher o apartamento desejado, geralmente seguindo a ordem de chegada. Com a aproximação do lançamento do empreendimento, o preço das parcelas e o valor da entrada tendem a aumentar.

As vantagens de comprar imóvel na planta

Como você deve ter notado, o imóvel na planta vale a pena para quem tem planos de se mudar a longo prazo.

Essa modalidade oferece muito mais flexibilidade de pagamento — sem contar as parcelas reduzidas que tornam todo o processo mais acessível. Confira algumas das principais vantagens:

Valores mais acessíveis

Economizar é bom e todo mundo gosta. E quando falamos da compra de um empreendimento, isso não seria diferente.

Ao adquirir um imóvel na planta, é possível aproveitar valores bem mais baixos do que aqueles praticados nas vendas das unidades prontas, especialmente se a negociação for formalizada durante o lançamento da construtora.

Aliás, uma boa dica para aliviar o valor das parcelas é oferecer uma entrada grande na hora de fechar o contrato. Dessa maneira, será possível suavizar as mensalidades e, consequentemente, os juros e correção monetária que incidem no valor de cada parcela. 

Personalização do imóvel

Outra vantagem é a possibilidade de personalizar o imóvel de acordo com suas preferências e necessidades. Ao adquirir um apartamento “do zero”, você pode adaptar o espaço para atender melhor ao seu estilo de vida.

Este é um dos fatores mais decisivos para aqueles que planejam viver no mesmo espaço por muito tempo. Com um imóvel na planta, é possível adicionar e adaptar alguns elementos do projeto. Quem sabe, incluir uma janela extra. Ou então, um armário embutido para facilitar a sua rotina.

Além disso, os novos empreendimentos estão sempre investindo em equipamentos super tecnológicos, como ar-condicionados, sistemas de monitoramento e segurança e outras inovações que fazem toda a diferença na vida contemporânea.

Valorização da propriedade

Tradicionalmente, é sabido que um imóvel comprado na planta sofrerá uma valorização — que poderá alcançar até 50%. Isso ocorre desde o seu lançamento até os próximos anos. Em outras palavras, se o indivíduo desejar vender a unidade no futuro, será possível obter um bom lucro com a negociação.

Sendo assim, podemos dizer que esta é mais uma das diversas vantagens de comprar imóvel na planta.

De todo modo, tenha em mente que existem alguns fatores responsáveis por influenciar na valorização de uma propriedade. A localização, a infraestrutura, a segurança e a estrutura do próprio apartamento são alguns deles.

Tempo a mais para preparar a mudança

Adquirir um imóvel na planta também oferece mais tempo para se planejar antes de se mudar. Isso permite economizar na compra de mobília e encontrar materiais decorativos a preços mais baixos. Além disso, você terá tempo para explorar o bairro, conhecer as opções de lazer e, se for o caso, matricular os filhos em escolas próximas.

As desvantagens de comprar imóvel na planta

Assim como existem os benefícios de abraçar essa modalidade, não podemos esquecer das desvantagens de comprar imóvel na planta. Nos próximos tópicos, te mostramos quais são as principais delas.

Atrasos na entrega da obra

Uma das principais desvantagens de comprar um imóvel na planta é o risco de atrasos na entrega. Em algumas situações, a construtora pode demorar meses para concluir a obra, afetando o planejamento do comprador, especialmente em relação à mudança.

É importante conhecer seus direitos: conforme a Lei do Distrato Imobiliário, a empresa tem até seis meses de atraso permitido. Se esse prazo for ultrapassado, é recomendável buscar a orientação de um advogado especializado em Direito Imobiliário para evitar prejuízos.

Despesas extras

Ao comprar um imóvel na planta, o comprador está investindo em um projeto, o que pode resultar em uma unidade diferente do que foi planejado.

Nessas condições, algumas pessoas precisam gastar um valor extra para fazer com que a unidade supra as suas expectativas ou, até mesmo, para solucionar problemas presentes no espaço.

Portanto, caso esteja se planejando para comprar um empreendimento com tais características, é aconselhável ter uma reserva financeira para lidar com possíveis imprevistos e pesquisar bem antes de fechar o negócio.

Falência

Por último, existem alguns casos extremos, como aqueles em que a construtora vem à falência, fazendo com que todo o seu investimento seja comprometido.

Para evitar que isso aconteça, a melhor recomendação é pesquisar profundamente o histórico da empresa, antes mesmo de “bater o martelo” e fechar negócio. Ao longo desse processo, você ainda pode tomar outras medidas importantes, sendo elas:

  • ir até o Cartório de Registro de Imóveis e localizar o registro da organização;
  • checar se a planta da obra foi devidamente aprovada pela Prefeitura de sua cidade;
  • analisar se a empresa conta com um banco financiador para as obras.

Os cuidados ao comprar imóvel na planta

Encontrar um bom imóvel na planta pode parecer uma tarefa difícil. Com o cuidado necessário e muito planejamento, é possível encontrar o empreendimento perfeito, que se encaixe completamente em suas necessidades.

O ideal é seguir alguns passos, como os que trouxemos abaixo. Anote:

  • fique de olho na localização, preferindo as regiões seguranças e com boa infraestrutura;
  • considere todo o projeto do imóvel, a fim de garantir que o mesmo supra as suas necessidades e de toda a família;
  • pesquise o histórico das empresas envolvidas no projeto, como a incorporadora e a construtora;
  • atente-se à questões que envolvem os diferenciais da sua compra, sendo as vagas na garagem e áreas de lazer algumas delas.

E então, com essas informações você conseguiu descobrir se o imóvel na planta vale a pena? Esperamos que sim!

Se você está considerando comprar um imóvel na planta e gostaria de assistência profissional, entre em contato conosco na DD Advogados. Estamos prontos para ajudar você a realizar essa importante conquista!

Em resumo

As vantagens de comprar imóvel na planta

Oportunidade de adquirir unidades por valores mais baixos, possibilidade de personalização do imóvel e potencial de valorização ao longo do tempo.

As desvantagens de comprar imóvel na planta

Riscos de atrasos na entrega, necessidade de despesas extras para adequar o imóvel às expectativas e o perigo de falência da construtora.

Créditos da imagem: Freepik

Scroll to top