Entenda quais são os cuidados para aluguel de imóveis para empresas

2019-03-15

3 MIN. DE LEITURA

A locação de imóvel é uma boa forma para os seus donos conseguirem uma renda extra, e o aluguel para empresas costuma ser um mercado promissor, motivo pelo qual diversos proprietários investem nesse ramo.

Ocorre que o aluguel de imóvel é um processo que exige atenção e que deve ser bem planejado para que um bom negócio seja realizado, evitando que o que deveria ser um benefício não se torne um problema. Se você quer saber quais cuidados devem ser tomados ao realizar o aluguel de imóveis para empresas, acompanhe o post. Confira todos os detalhes!

Fique atento à documentação

Alugar um imóvel é um processo burocrático e que envolve diversos papéis, sendo que não é possível pular essa etapa da análise. É fundamental estar atento a toda a documentação, pois algo irregular é capaz de causar diversos prejuízos.

A exigência dos documentos costuma variar conforme o proprietário, mas é importante sempre se certificar de que o rendimento da empresa é suficiente para o pagamento dos aluguéis, bem como a autenticidade de toda a papelada.

Faça todas as vistorias

Antes de assinar o contrato, é preciso realizar uma vistoria detalhada no imóvel, pois essa é a garantia que tanto o locador quanto o locatário têm em relação às condições que o bem foi entregue.

A vistoria deve ser ainda mais minuciosa quando se tratar de aluguel de imóveis para empresas, uma vez que um fluxo maior de pessoas (funcionários e clientes) provavelmente vai circular pelo imóvel diariamente, o que pode gerar o seu desgaste.

O proprietário, se desejar acompanhar a vistoria de perto, deve fazer com que todos os itens do bem sejam descritos com riqueza de detalhes, pois, ao final do contrato, o imóvel deve ser devolvido nas mesmas condições, visto que o inquilino tem a obrigação de zelar pelo imóvel e não causar danos ao bem.

Entenda as cláusulas contratuais

A elaboração de um contrato de aluguel escrito jamais deve ser descartada, porque esse é o instrumento responsável por fazer valer todas as cláusulas do acordo de locação e tem o objetivo de proteger ambas as partes envolvidas no negócio — locador e locatário.

Apesar de a Lei do Inquilinato determinar que o inquilino deve arcar com os encargos do imóvel (como energia, água, gás e IPTU), e o proprietário é o responsável pelas despesas necessárias de infraestrutura, na prática, muitas vezes ocorrem divergências nesse sentido.

Assim, o contrato deve contar com cláusulas que discriminem o índice de correção para o reajuste no valor do aluguel, o prazo do contrato e a sua data de encerramento, entre diversos outros itens importantes.

Por fim, é necessário entender todas as disposições para que não haja nenhuma divergência ou problema com a transação.

Viu só como existem diversos cuidados que devem ser tomados antes de realizar o aluguel de imóveis para empresas? Dessa maneira, é imprescindível ter o conhecimento necessário a respeito do assunto ou buscar por ajuda profissional especializada para não cair em enrascadas ao alugar o seu imóvel.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, deixe um comentário e compartilhe conosco e com os nossos demais leitores o que você achou do nosso post!

Scroll to top