A Caixa Econômica Federal anunciou redução de juros e aumento do valor para financiamento
A desaceleração do mercado imobiliário por conta da crise financeira que o país se encontra tem causado preocupação no setor imobiliário.
Recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que atingiu ao menos 88 projetos na Prefeitura também preocupa o setor.
Contudo, a fim de alterar a situação e aquecer o mercado, a Caixa anunciou nesta segunda-feira (16/4/18) redução nos juros para financiamento da casa própria, assim como aumentou o valor financiado.
A redução dos juros se aplica para os financiamentos que utilizam os recursos do SBPE — Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo.
Veja como ficaram as taxas de juros:
- para imóveis com valor até R$ 950.000,00, a taxa de 10,25% ao ano reduziu para 9%*;
- para imóveis com valor superior ao acima, a taxa reduziu de 11,25% para 10% ao ano.
*Taxas aplicadas no DF, MG, RJ e SP
Aumento do limite de financiamento dos imóveis usados
Além da redução dos juros, o limite do financiamento para imóveis usados será majorado de 50% para 70%.
Ambas medidas certamente colaborarão para o aquecimento do mercado imobiliário, entretanto, é importante ter cautela nos casos de compra de imóveis na planta. Isso porque caso não consiga arcar com os valores das parcelas no futuro, as construtoras costumam cobrar multas abusivas e o comprador poderá ter que ajuizar processo para coibir o abuso.
Outro ponto importante que deve ser considerado é que muitas construtoras costumam atrasar as obras, atrapalhando os planos iniciais do comprador.
Nesse caso é possível resolver a situação mediante processo, mas se o comprador conta com o imóvel em determinado prazo é preciso ter cautela.