Marca nominativa, figurativa ou mista: entenda as diferenças e saiba qual escolher
Se você acabou de abrir uma empresa ou mesmo que já possua uma há algum tempo e decidiu finalmente registrar a marca dela, deve ter se deparado com algumas possibilidades e tipos de registro e ficado com dúvida.
Caso tenha consultado algum profissional da área, foi certamente questionado sobre qual forma pretendia registrar a marca, ou seja, nominativa, figurativa ou mista.
Esse pequeno artigo explicará rapidamente o conceito e as diferenças entre um tipo e outro.
Nominativa
Como o próprio nome diz, refere-se apenas ao nome e também números.
Ou seja, caso opte por esse tipo de registro, apenas o nome em si (letras e eventuais números) serão registrados e ficarão protegidos.
Nessa modalidade não se registra as letras estilizadas, cores, logotipo, etc.
Portanto, não há um padrão de imagem da marca, apenas de fato o nome em si.
Consequentemente, a marca registrada nessa modalidade poderá ser utilizada de qualquer forma, não sendo exigido qualquer estilização específica.
Figurativa
Já a marca figurativa é registrado apenas a figura, ou seja, o desenho ou a imagem específica de determinada marca, não podendo conter palavras.
Essa modalidade é indicada para registro do logotipo da empresa, quando ele é utilizado separadamente. Veja os exemplos abaixo:
Além do logotipo, essa modalidade pode ser útil também para marcas que desenvolvem diversos produtos e em determinado momento cria uma identidade visual para algum produto específico.
Mista
A marca mista, como o nome sugere, contem nome, ou seja, palavras e/ou letras, assim como figura/desenho.
Nessa modalidade, compõe a marca tanto a figura estilizada, quanto o nome propriamente dito.
Ou seja, marca mista é a junção do nome com a figura. Exemplo:
No caso acima, é possível registrar tanto a marca mista, ou seja, o logo e a palavra “microsoft” conjuntamente (marca mista), assim como apenas o logo com os quadrados coloridos (marca figurativa).
Portanto, não existe uma fórmula padrão para o registro de uma marca, cada caso tem que ser analisado de forma específica para entender como a marca é e será utilizada a fim do registro ser feito de forma mais segura e correta.