O momento da entrega das chaves do apartamento é mesmo muito recompensador — afinal, significa que você poderá se mudar para o novo lar e realizar os planos que foram feitos após a compra. Apesar dessa euforia, porém, é preciso ter atenção e tomar alguns cuidados para evitar problemas futuros.
É fundamental, por exemplo, que e o imóvel atenda às especificações do contrato e não tenha defeitos capazes de gerar dores de cabeça após a sua mudança. Então, para te ajudar com isso, listamos aqui os 3 maiores erros cometidos na entrega das chaves do apartamento. Continue a leitura e confira!
1. Não fazer uma vistoria completa no imóvel
A vistoria do apartamento é um procedimento essencial de se fazer antes da entrega das chaves. É com ele que você poderá verificar se é necessário algum reparo no imóvel ou se ele terá mesmo o custo-benefício e as características apresentadas na hora das negociações.
O primeiro item a ser conferido são os acabamentos: piso, rodapés, azulejos, gesso e outros detalhes que podem apresentar defeitos ou discrepâncias quanto ao que foi especificado no contrato. Depois, verifique a parte elétrica e hidráulica. Como esses pontos são mais técnicos, você pode contar com um profissional especializado nesses ramos para ajudar você nessa vistoria.
Por fim, avalie as condições da estrutura do imóvel e não deixe de questionar o vendedor sobre qualquer dúvida que tiver. Se o apartamento for negociado na planta, verifique ainda se ele está de acordo com o memorial descritivo que foi apresentado.
2. Não definir bem os prazos para eventuais reparos
Fazendo uma vistoria completa no apartamento, é bem comum encontrar itens que precisam de reparos — principalmente nos imóveis usados, que já sofreram desgaste natural devido ao tempo de uso. Nesse caso, o ideal é negociar com o vendedor ou com a construtora como será feito esse serviço.
Uma das alternativas é o comprador arcar com os reparos e negociar um desconto no valor do imóvel para cobrir esses custos. Outra é a de estipular-se um prazo para que o vendedor faça esse trabalho. Seja como for, tudo isso deve constar em um documento escrito, contendo detalhes do que foi acordado e do que será feito.
Caso os reparos sejam decorrentes de defeitos do imóvel, que são de responsabilidade da construtora, ela é quem deve se responsabilizar pela reforma. Nesse caso, os procedimentos de negociação são os mesmos quanto aos itens que precisam de reparo e o prazo de finalização. Isso é fundamental para não ter prejuízos devido a um eventual atraso na entrega.
3. Não ter suporte profissional
Outro erro comum na hora da entrega das chaves do apartamento é o de não contar com o suporte de um advogado especialista em Direito Imobiliário. Ele é essencial tanto para o momento da vistoria quanto para uma leitura detalhada do contrato.
Esse documento ditará todos os direitos e deveres do vendedor e do comprador, como prazos para pagamento, situação do imóvel, multas contratuais, obrigações pendentes etc. Assim, contar com um advogado para verificar se tudo está de acordo com a lei evita muitos problemas no futuro (como processos judiciais) e traz mais segurança para a sua negociação, reduzindo os riscos de rescisão do contrato.
Enfim, agora que você já conhece os erros mais comuns na entrega das chaves de imóvel, basta lembra-se destas dicas e ficar atento para não cometê-los!