Talvez a modalidade de leasing não seja muito conhecida por quem deseja locar um imóvel, mas é utilizada com frequência pelos investidores. Na verdade, é uma saída conhecida por contratantes que fazem aquisições com operações de empréstimo ou financiamento.
Quer saber mais sobre o que é e como funciona essa operação? Continue a leitura e fique por dentro das nossas dicas!
O que é leasing?
O leasing é um arrendamento mercantil e funciona da seguinte forma: existe um arrendador (geralmente é uma entidade financeira) e a figura do arrendatário (quem contrata o leasing). Logo, o arrendador compra um patrimônio e, a partir disso, realiza o arrendamento para um consumidor que opta por essa operação.
Em suma, o leasing funciona como um contrato de aluguel, diferenciando apenas por algumas características benéficas.
Como essa prática funciona?
No leasing, o consumidor aluga determinado bem comprado pela entidade financeira (seja um imóvel ou veículo). Quando o contrato acaba, o cliente tem algumas possibilidades: renovar, fazer a devolução ou comprar da instituição financeira.
Quais são seus tipos?
Há alguns tipos de leasing disponíveis no mercado financeiro e imobiliário. A diferença diz respeito à natureza e ao prazo de vigência de cada negócio. Por isso, é importante estar atento ao processo de elaboração e negociação de contratos imobiliários.
Leasing operacional
É previsto um lapso de 90 dias, no mínimo, e a responsabilidade pela manutenção do objeto contratual depende de um acordo entre as partes. Quando a convenção se encerrar é possível comprar o bem, pagando o valor de mercado pela aquisição.
Leasing back
É uma categoria singular de empresas. Pode ser utilizado para levantar recursos e reaver o bem, e funciona da seguinte maneira: o estabelecimento que necessita do dinheiro aliena um imóvel para eventual arrendadora e ambas fazem contrato. No leasing back, a empresa faz a venda e o aluga de volta.
Leasing imobiliário
Refere-se à espécie em que o arrendador adquire um terreno com a possibilidade de construir uma propriedade. A partir disso, pode ser arrendado com a compra do bem no fim do contrato.
Conheça as vantagens do leasing
Existem alguns privilégios pertinentes em relação ao leasing. Confira, a seguir, alguns deles.
Escolha do bem
É possível escolher o que faz com o que foi ajustado. Assim, se no final do pactuado a pessoa quiser comprar o bem, é perfeitamente executável. Nesse sentido, você pode escolher as características e buscar melhores descontos.
Processo administrativo simples e rápido
O leasing tem um processo administrativo simples e rápido. Além disso, existe a vantagem da rapidez na transferência do objeto e cláusulas imobiliárias de fácil compreensão.
Evita a obsolescência e facilita renovação tecnológica
Nesse tipo de contratação é permitido efetivar tratativas com duração menor que a durabilidade do bem. Dessa maneira, é possível evitar que o acordado fique ultrapassado.
Juros menores em relação a financiamentos
Outro excelente benefício no que tange o investimento empresarial é que nessa transação incide o Imposto sobre Operação Financeira (IOF). Por essa razão, a tendência do montante total de juros é menor.
Dessa forma, sua empresa pode se beneficiar desse modelo e obter proveitos econômicos e fiscais.
Gostou de entender melhor sobre essa temática? Acompanhe as publicações do blog da DD Advogados.