A aquisição de imóvel próprio é o sonho da maioria das pessoas, alguns por ser a primeira casa própria, para outros por ser investimento, com retorno de aluguel e valorização do bem.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de assinar o contrato de compra e venda.
Neste artigo você vai encontrar dicas essenciais dos cuidados e documentações que precisa para comprar seu imóvel. Continue a leitura!
1. A importância do corretor de imóveis
O primeiro importante passo a ser tomado é contratar um corretor de imóveis devidamente inscrito no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI).
Caso esteja comprando imóvel em São Paulo, no site do órgão é possível consultar o nome do profissional para verificar se, de fato, ele é um corretor adequadamente inscrito no CRECI.
Saiba que a intermediação de imóveis sem a devida inscrição no CRECI é ilícito penal de exercício ilegal da profissão e você certamente não quer se envolver com isso.
Além disso, ninguém melhor do que um corretor capacitado com curso específico na área de modo a te orientar para a melhor compra.
2. Localização: tão importante quanto o preço
Em geral, as pessoas procuram comprar o imóvel mais barato possível, no entanto, o bairro que você irá morar ou constituir sua empresa é tão importante quanto o preço.
Assim, o segundo passo é verificar o bairro que pretende adquirir o imóvel, analisando se há comércio como padaria e farmácia, além de se há transporte público próximo. Às vezes um imóvel muito barato pode não ser bem localizado, dificultando sua rotina e da sua empresa. Dessa forma, pagar um pouco mais em uma boa localização poder ser a melhor solução.
3. Imóvel novo ou na planta?
Outro ponto que deve ser considerado é a escolha em adquirir um imóvel na planta ou pronto.
Adquirir imóvel na planta pode ser vantajoso no início da obra por conta do valor, muitas vezes mais barato e pela forma de pagamento facilitada durante a construção, no entanto, é preciso avaliar bem a construtora, pesquisando seu nome e os processos que a mesma responde.
É muito comum o atraso na obra, assim, se você tem planos como casar e morar no imóvel após alguns anos, esses pensamentos poderão ser postergados ou você precisará morar de aluguel por um longo período.
Já no imóvel pronto você não corre os mesmos riscos e pesquisando bem encontrará propriedades com valores acessíveis.
4. Vai financiar? Simule seu crédito antes de procurar o imóvel
Outra dica importante é você saber se vai pagar a vista ou se pretende financiar, e simular o financiamento se essa for sua opção.
Muitos optam por comprar imóvel e saem pesquisando. No momento de assinar o contrato, contudo, descobrem que o crédito fornecido pelo banco não é suficiente.
Além da frustração de perder o negócio, você pode sofrer um enorme prejuízo caso assine o contrato de compra e venda e não consiga pagar.
Tendo analisado todas as dicas anteriores, veja abaixo uma das partes mais importantes que você precisa verificar.
5. Documentação: Tudo que você precisa saber
Por fim, mas não menos importante, é a documentação, veja abaixo a lista básica que você precisa verificar na compra de qualquer imóvel:
Documentação do imóvel
- últimas contas de água de modo a consultar eventuais débitos;
- declaração de inexistência de débitos condominiais (caso esteja comprando apartamento): essa declaração é emitida e assinada pelo síndico do prédio. Atenção, exigir reconhecimento de firma e ata que elegeu o síndico, assim você evita fraude;
- matrícula atualizada: na matrícula você poderá verificar quem é de fato o proprietário, assim como se existe algum ônus, penhora ou hipoteca que impeça a venda;
- certidão negativa de débitos municipais para verificar se existem tributos pendentes do imóvel, como IPTU. Muitas prefeituras disponibilizam gratuitamente via internet essa certidão.
Importante ressaltar que débitos de condomínio, água e IPTU acompanham o imóvel, portanto, se não for verificada essa questão você assumirá a responsabilidade pelo pagamento da dívida e, então, terá que tentar receber de volta do vendedor.
Documentação do vendedor
- certidões negativas de protesto para saber se o vendedor tem dívida que possa comprometer o imóvel;
- certidões negativas de Tributos Federais e Dívida Ativa da União para verificar se há eventuais dívidas de tributos;
- certidões negativas dos distribuidores cíveis e Justiça Federal para saber se existem processos contra o devedor que possam comprometer a venda;
- RG, CPF, certidão de nascimento e casamento atualizadas de modo a constatar que está tratando com a pessoa correta, assim como para saber se o vendedor é casado, pois, nesse caso a esposa ou marido precisa assinar o contrato.
Toda compra de imóvel é um negócio de risco, contudo, analisando a documentação adequada e seguindo as orientações acima você fará uma transação muito mais segura.