Todo especialista em negócios sabe: adquirir um imóvel é sempre uma ótima opção. Conforme o passar dos anos, as casas e os apartamentos sofrem uma valorização interessante, sendo uma ótima opção para quem deseja realizar uma compra segura e rentável.
Muitas pessoas ainda questionam a respeito do retorno que o investimento imobiliário pode oferecer. Afinal, como fazer esse cálculo e ter uma previsão de lucro mais certeira? O ideal é entender em que consiste essa métrica e o que considerar na hora de calculá-la. Desse modo, você conseguirá saber se a compra em questão pode render bons frutos no futuro.
Caso não saiba por onde começar, adiantamos que este é o lugar certo para se informar. Neste artigo, explicaremos tudo a respeito do assunto e mostramos quais são os fatores que merecem atenção antes de fechar qualquer acordo e expandir o seu patrimônio. Não perca!
O que é o retorno de investimento imobiliário?
Antes de começar, é necessário entender claramente o que é o retorno de investimento imobiliário. Tecnicamente conhecido como Return On Investment, ou ROI, o termo consiste em uma métrica utilizada para analisar quanto uma pessoa física ou jurídica poderá ganhar com um investimento.
No setor imobiliário, o cálculo é realizado com base no valor investido na hora de adquirir um imóvel e, depois, nos rendimentos que o proprietário obtém com o mesmo espaço. Caso haja lucro, podemos afirmar que o ROI foi positivo.
Ao falarmos sobre as propriedades residenciais, é interessante frisar que esse tipo de retorno pode ter origem em diferentes fontes. A primeira delas? É o lucro conquistado com o aluguel. A segunda diz respeito à própria valorização do bem, que ocorre com o passar dos anos.
Em quanto tempo um imóvel pode gerar lucro?
Assim como acontece em todas as modalidades, o investimento imobiliário possui os seus pontos positivos e negativos. Entre as vantagens, destacamos que esta é uma das soluções mais seguras que existem — atraindo diferentes perfis de investidores.
Por outro lado, é preciso ressaltar que a lucratividade dessas negociações, em muitos casos, não é tão rápida assim. Esse retorno dependerá de uma série de fatores, incluindo:
- a localização da propriedade;
- as condições da sua estrutura;
- a situação do mercado imobiliário;
- se o local foi financiado ou se há custos associados, como taxas, impostos e gastos que envolvem a sua manutenção.
A dica é que, na hora de comprar um imóvel, você analise todos os detalhes da propriedade, sempre considerando os fatores que podem elevar o seu potencial de crescimento e, com isso, garantir uma boa valorização no mercado.
Como calcular o retorno de investimento imobiliário?
O primeiro passo para calcular a taxa de retorno do investimento imobiliário é colocar no papel todos os seus gastos relacionados à compra.
Nesse momento, considere tanto o valor do próprio bem, quanto outras despesas que envolvem impostos, taxas de cartório, reformas e por aí em diante. Assim, você conseguirá chegar ao capital inicial, servindo como base para seguir com o cálculo.
Na próxima fase, será necessário analisar a finalidade do imóvel para medir o ROI. Por exemplo: caso tenha investido em uma propriedade para alugar, então, o ideal é dividir o montante mensal do aluguel pelo capital inicial, multiplicando o resultado por 100.
Imagine que você receberá, por mês, R$ 2.500 de aluguel, tendo investido R$ 550 mil na compra do bem. Logo, a conta ficará assim:
- 2.500 / 550.000 x 100 = 0,45% (porcentagem referente aos seus rendimentos por mês).
Já se quiser descobrir qual será o rendimento anual do patrimônio, tudo bem. Nesse caso, será preciso multiplicar o resultado por 12. Muito simples, não é mesmo?
Com essas informações, você já tem um ponto de partida para calcular o seu investimento imobiliário e garantir negociações cada vez mais lucrativas.
Se você gostou da leitura e gostaria de continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos como este, considere assinar nossa Newsletter! Enviaremos materiais periódicos para o seu e-mail, a fim de te auxiliar a se atualizar cada vez mais. Nos encontramos por lá!