Conheça quais são os títulos de crédito imobiliários

2020-12-31

3 MIN. DE LEITURA

O investimento em imóveis é uma estratégia interessante para quem busca aplicar seus recursos de forma inteligente. Mas, afinal, quais são as melhores escolhas em termos de investimentos no mercado imobiliário? Será que é melhor alugar, revender ou optar por títulos de crédito imobiliários?

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre os títulos de crédito imobiliários. Além de compreender o conceito, você vai conhecer os principais tipos. 

O que são títulos de crédito imobiliários?

Os títulos de crédito imobiliários são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras e lastreados em créditos imobiliários.

Basicamente, o comprador do título, que ocupa o papel de investidor, faz uma espécie de empréstimo do seu dinheiro para um banco, que utiliza estes recursos para financiar a construção e aquisição de ativos imobiliários por terceiros.

Neste caso, parte dos juros que a instituição bancária ganha pela operação será paga ao investidor como resultado do investimento. Este rendimento varia de acordo com o tipo de título e o contrato firmado entre o investidor, por isso, para avaliar a viabilidade do investimento é importante estudar a proposta do banco e as suas características.

Letras de Crédito Imobiliário – LCI

As Letras de Crédito Imobiliário, também conhecidas pela sigla LCI, são títulos emitidos para financiar diretamente empresas que atuam no setor imobiliário

As LCIs são produtos financeiros de renda fixa, por isso, ao optar por este tipo de investimento, a tendência é que o investidor tem poucos riscos e/ou surpresas até a data de resgate do valor.

Para você entender o LCI na prática, os recursos de um empréstimo para aquisição de casa própria, por exemplo, são provenientes do investimento neste título.

As Letras de Crédito Imobiliário podem ser emitidas tanto por bancos comerciais, quanto por bancos públicos e/ou privados. Entretanto, para emitir a LCI  a instituição deve ser autorizadas pelo Banco Central para realização específica de operações de crédito imobiliário

Certificado de Recebíveis Imobiliários – CRI

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários, também conhecidos pela sigla CRI, é um título securitizador que garante o direito de receber pagamentos dos empréstimos de empresas do setor. Como por exemplo as incorporadoras imobiliárias. Mas o que isso significa?

Os CRI, são títulos de renda fixa que têm a função de representar a promessa de um pagamento futuro em dinheiro. Com isso o investidor tem mais liquidez, ou seja, mais facilidade de resgatar dinheiro em um período de tempo mais curto.

Letras Hipotecárias – LH

As Letras Hipotecárias também são títulos de renda fixa, neste caso, garantidas por créditos lastreados em hipotecas.

Podem emitir LH companhias hipotecárias, associações de poupança, bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, bem como, sociedades de crédito imobiliário.

Apesar de ser uma modalidade pouco conhecida e pouco procurada, é interessante conferir as opções de letras hipotecárias disponíveis. De forma geral, a rentabilidade das Letras Hipotecárias é maior que outros investimentos de renda fixa mais conhecidos.

Essa questão da rentabilidade está associada ao longo prazo da aplicação e isenção do recolhimento do Imposto de Renda.

Como você pode ver, há diferentes tipos de títulos imobiliários. Avaliar as especificidades e ofertas de investimentos é uma parte importante na etapa de estudo das suas estratégias de investimentos. A dica para o investidor é buscar conhecimento sobre o assunto, apostar em diversificação e, sempre que possível, buscar o suporte de profissionais especializados.

Você gostou deste artigo sobre títulos de crédito imobiliários? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes sobre o assunto!

Scroll to top